Pedigree= Qualidade?
A presença do pedigree não indica, necessariamente, um animal de boa linhagem. Já a falta do pedigree, certamente, indica negligência por parte do tutor/criador. Um tutor responsável disponibiliza o pedigree do animal com pelo menos três gerações anteriores, dos quais, ao menos um animal deva possuir títulos/participação em exposições.
Para que serve?
O pedigree fornece pouca ou nenhuma informação a respeito da qualidade da linhagem do cão. Tudo o que ele mostra é que os pais do animal estão registrados. Se os pais forem maus exemplares da raça, as ninhadas também serão, mesmo que eles tenham pedigree.
O pedigree também não fornece nenhuma informação sobre problemas de saúde herdados dos pais ou problemas de temperamento que podem passar de uma geração para outra .
Um pedigree é uma ferramenta para auxiliar criadores a produzir cães melhores e como ponto de partida para pesquisas sobre o animal. Ele informará se os cães dessa linhagem participaram de exposições e performances; se possuem títulos nos campos de trabalho,obediência e agilidade. Por isso é ESSENCIAL que você conheça o criador e que o mesmo seja de TOTAL CONFIANÇA.
Quanto custa tirar o pedigree?
No Brasil criou-se um mito de que o pedigree encarece o filhote; criadores desonestos falam isso para o comprador para que eles realmente não queiram o pedigree. Isso ocorre, geralmente, porque o criador ou não tem o pedigree dos pais, portanto não pode registrar; ou porque ao registrar, ele assume a responsabilidade de estar vendendo um cão de raça pura e infelizmente, muitas vezes os cães são mestiços.
Um registro (pedigree), solicitado pelo criador através do clube filiado ao sistema CBKC (único com reconhecimento no mundo todo), custa somente R$ 42,00! Portanto, o Pedigree propriamente dito NÃO custa caro, ou seja, um preço que, com certeza, qualquer comprador pagaria na hora da compra para obter a garantia de 'raça pura'.
Devo pedir o pedigree?
Claro que sim!! Na verdade, se você contrata os serviços de um Tutor sério, nem vai precisar pedir, PENSE NISSO!!!
Para nós, criadores responsáveis, ter o pedigree dos nossos malteses, eles indo ou não para novos lares, é essencial. Dessa forma podemos estudar e planejar os acasalamentos de acordo com os registros de descendência que estão no pedigree mais as anotações e observações dos filhotes.
PORQUE UM FILHOTE COM PEDIGREE CUSTA MAIS?
Quando você compra um filhote de um bom criador, na realidade você estará pagando por um animal de procedência conhecida e selecionada. Você não paga simplesmente pelo pedigree (o papel), como muitas pessoas acreditam.
O Pedigree (registro) é uma mera conseqüência da aquisição de cães de raça pura e boa procedência, ele é apenas a identidade do animal.
O bom criador, além de oferecer ótimo tratamento aos seus cães, investe para produzir o que há de melhor, realiza exames (saúde) e testes (temperamento) em todo plantel (cães reprodutores), selecionando assim cães com boa saúde, bom temperamento e boa estrutura para reprodução - isso, além de trabalhoso, custa caro. Por esse motivo desconfie de filhotes "com pedigree" a preços baixos.
O filhote precisa ter um bom pedigree (isso significa uma "boa linhagem"), assim ele virá de pais e avós realmente puros e com controle genético contra doenças e distúrbios de comportamento. Lembre-se que este animal viverá com você de 10 anos pra mais, e sendo ele bom ou ruim, o gasto com ração, vacinas e manutenção em geral será o mesmo.
Não adianta adquirir um filhote só porque ele possui pedigree: é por esse equivocado raciocínio que existem pseudo-criadores falsificando registros ou se utilizando de uma entidade sem nenhum reconhecimento só para vender mais barato um filhote que, às vezes, nem é puro! Cuidado!!!
É imprescindível procurar por criadores responsáveis: esses não medem esforços para criar da melhor forma possível, mostram os seus cães (mantidos em perfeito estado geral), fazem controle de saúde rigoroso, oferecem contrato com garantias (especialmente em relação à saúde) e alguns poucos inclusive testam o temperamento dos cães usados na reprodução.
O PEDIGREE DO MEU FILHOTE DEMOROU MUITO PARA CHEGAR, PQ??
A maioria dos criadores espera o baby ser adotado para pedir o pedigree. Isso porque os novos pais poderão escolher o nome do seu filhote. Quando fazemos o pedido do pedigree temos que enviar o mapa de ninhada com os nomes definitivos dos bebês. É como o Certidão de Nascimento da gente, não tem como ficar trocando o nome. E, dependendo do tamanho do Kennel, o pedigree demora uns 3 meses para ficar pronto. Aqui em Rio Grande nem Kennel existe, então tenho que enviar para outra cidade. Mas como o Kennel de lá é pequeno, ou seja, tem poucos criadores registrados, o pedigree leva, +ou- um mês para ficar pronto.
MEU FILHOTE NÃO TEM PEDIGREE! POSSO MANDAR FAZER UM?
Para ter o pedigree do filhote, os pais tem de ser registrados. Depois, a pessoa que faz o pedido do pedigree tem de ter um registro de criador. Fora isso, existe a possibilidade do chamado PEDIGREE INICIAL. É o seguinte: se você acredita plenamente que seu filhote é de raça pura e já deu uma estuda nos padrões da raça e percebeu que ele atende a essas especificações, é só ir ao Kennel Clube de sua cidade e se informar se eles tem um juiz de exposição afiliado que preste esse tipo de serviço. Se eles tiverem, você irá pagar as taxas necessárias e o Juiz irá examinar seu cão e constatar se ele atende ou não os padrões da raça. Se o mesmo concluir que SIM, que seu filhote é de raça pura, será confeccionado um pedigree com apenas os dados do seu filhote. Não vai haver o registro dos pais e avós do seu baby. Mas, o menos, o seu filhote estará nos registros nacionais e internacionais de cães de raça pura, se isso tem importância para você, é claro!
Espero que tenham gostado!! adoro escrever para vocês!!
beijoocas, meninas