Amigos, hoje vou falar sobre os cuidados que devemos ter quando levamos para casa o nosso, tão sonhado, baby.
Hoje mesmo, fiquei mais de uma hora explicando para a mami de primeira viajem, Thais, como proceder.
Primeiro passo é você preparar o cantinho que seu baby vai ficar. Muitas pessoas (assim como eu) deixam os malteses em um quarto só para eles, com caminhas e outras coisas que existem hoje em dia. Mas na chegada do filhote em casa, não há como fazer isso. Primeiro o filhote tem de acostumar com o lugar que fará suas necessidades como xixi e cocô.
Sendo assim, separe em sua casa ou apartamento um cantinho com a caminha, a vasilha de água ou bebedouro de bilha,(fiz uma postagem falando sobre o bebedouro de bilha e tem um vídeo da Dalila bebendo água nele, rsrs). A água para o maltês deve ser filtrada ou mineral, por causa da acidez lacrimal. A vasilha de comida, os brinquedos, uns 3, sendo 1 para morder, pois essa é a fase da troca de dentes e os filhotes mordem muito e mordem de tudo, móveis, nossas mãos, nossos pés, nossos chinelos, rsrsrsrsrs!! e o sanitário, que vai de acordo com sua escolha, podendo ser o jornal, o pet sany, o tapetinho higiênico ou ate mesmo levar para fazer suas necessidades fora de casa, o que, para mim, da mais trabalho, pois independente de chuva ou sol você terá de sair com seu baby 3x por dia, o que ainda o expõe ao perigo de pulgas e carrapatos.
Não podemos esquecer do shampoo para pelos brancos (indico granado azul), condicionador, secador de cabelo, pente de aço ou escova sem bolinhas nas pontas, porém com pontas arredondadas. Por favor, não usem rasqueadeira nos pelo do
maltês, pois arrebentam o pelo. E é claro, a ração (eu uso Hill's, pois é uma das melhores do mercado e ainda controla a acidez da lágrima) para filhotes até ele completar 12 meses.
Agora vamos para a parte que mais enlouquece os novos papais, ensinar a fazer as necessidades no lugar certo.
Bom, agora que você separou o cantinho, quando ele fizer no local certo, premie ele com elogios e afagos. Não sou a favor de petiscos em momentos de adestramento. A recompensa do filhote é a sua alegria Deixe para dar petiscos em outros momentos, para que seu filhote não associe adestramento com petisco e só queira obedecer quando for recompensado com os mesmo e sua alegria não baste.
Se ele fizer no lugar errado, mesmo que tenha passado uns 15 minutos. Chame ele até o local onde está 'a prova do crime' rsrsrsrs e fale com ele com voz firme, levando seu focinho até o dejeto para que sinta o cheiro (nunca esfregue o focinho na sujeira, não há necessidade para tal) e use sempre a apalavra NÃO, sempre que for para algo negativo. Depois disso leve ele para o castigo por 15 a 20 min. Separe um local (de modo que ele não saia) para ser o cantinho do castigo :). Sugere-se que este lugar seja um banheiro, dentro do box ou onde seja escuro e
solitário onde não exista nada com que ele possa se distrair. Nunca o
‘’quartinho’’ dele deve ser utilizado como castigo, pois seu quarto é seu refúgio, o seu lugar de descanso de recompensa e
não um castigo.
Não se deve bater no animal de
forma nenhuma, nem com ponta de jornal, nem palmadas etc. Os animais entendem a
dor, porém ficam tão preocupados com ela que não conseguem fazer a associação
de dor e problema.
Quando estão sozinhos, longe de seus donos (que é o pior castigo para um
animal), eles começam a prestar atenção no que é que fizeram para estar naquele
lugar ruim. Assemelha-se ao “cantinho da disciplina” aplicado a crianças.
A partir do momento que se têm animais dentro de casa, torna-se
recomendável a utilização de eliminadores de odores para cães e gatos, em vez
dos nossos desinfetantes comuns (lisoform, pinhos, veja).
Os eliminadores retiram o mau odor tanto para os animais quanto
para seus proprietários. Eles eliminam os odores, limpam e desinfetam os
ambientes. Ou você pode usar cloro, pois esse tira qualquer odor e bactéria, tendo o devido cuidado de limpar quando o animal estiver no castigo, ou seja, longe do cheiro forte do cloro para não se intoxicar. Com todos esses cuidados os malteses levam em médias de 2 a 3 semanas para aprender.
Lembrando que o local onde seu baby vai ficar tem de estar sempre limpo, pois os cães não gostam do seu cantinho sujo. Deixe o sanitário sempre higienizado, limpe sempre que ele fizer xixi ou coco de acordo com o modelo de sanitário que você for usar.
Após esse tempo pode solta-lo aos poucos pela casa, até o
proprietário ter certeza que ele consiga se lembrar e segurar suas necessidades
até chegar ao local escolhido. Mesmo depois de algum tempo pode ser que ele cometa algum deslise, mas ai é só você repetir o processo que tudo volta ao normal.
A ração deve ser servida sempre no mesmo horário e 3x por dia até os 12 meses e 2x a partir de 1 ano. A medida para um filhote estará disponível na embalagem, mas você deve levar em consideração o nível de atividade que seu baby terá, dependendo do seu ritmo de vida.
Com horário para as refeições você saberá a hora que seu baby vai fazer suas necessidades, que acontecem uns 20 minutos após ter comido.
É recomendável sair para rua com seu filhote somente após completar o esquema de vacinas, pois assim ele está imune.
Quanto ao banho, você pode dar sem problemas, desde que seja com água morna, algodão nos ouvidos e secador para a secagem do pelo. E já que ele vai ficar mais dentro de casa, espere uns 15 dias para cada banho. Como o maltês não tem cheiro, isso não sera problema.
Quanto a escovação, aconselho que escove seu baby todos os dias para evitar que o pelo embole.
“Os animais são seres vivos e como tal não possuem manual de fábrica
e garantia! Portanto tenha paciência e carinho como você teria com o filho que saiu de você, pois ao levar um maltês para sua casa, saiba que ele pode viver até 20 anos.
Você deve dar amor e receber
amor! Só!”
Amorecos, por hoje é só.Espero que tenham gostado.